• #

Notícias

02/08/2017 20:08

SIDIALE - Simpósio ProfLetras UENP

Neste ano, o III Simpósio PROFLETRAS/UENP se articula ao I SIDIALE – Simpósio Diálogos Linguísticos e Ensino –, evento criado pelo Grupo de Pesquisa (CNPq) DIALE, liderado pelas Profas. Dras. Eliana Merlin Deganutti de Barros e Letícia Jovelina Storto. O primeiro refere-se ao terceiro evento do PROFLETRAS (Mestrado Profissional em Letras em rede nacional) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), cuja finalidade é apresentar e debater as pesquisas desenvolvidas por mestrandos do Programa, para que essas possam ser aperfeiçoadas durante o seu desenvolvimento. O evento também objetiva ser um espaço de discussão de estudos sobre o ensino-aprendizagem e formação do professor de língua portuguesa e literatura, promovendo palestras de pesquisadores da área. É nesse sentido que o evento se articula ao SIDIALE, um evento que busca fomentar pesquisas na área dos Estudos da Linguagem, tendo como escopo estudos tanto de fenômenos linguísticos diversos como da língua como objeto de ensino-aprendizagem. Sendo assim, é um evento que vai ao encontro das discussões empreendidas no PROFLETRAS. O evento conjunto se destina, assim, a professores, alunos (graduação ou pós-graduação) e pesquisadores da área de Letras, com ênfase na área de ensino da língua portuguesa e literatura. É um evento importante não só para a comunidade acadêmica, mas para os profissionais da Educação Básica, pois foca, sobretudo, a simbiose inerente entre teoria e prática docente.

O grupo DIALE - Diálogos Linguísticos e Ensino (UENP/ CNPq) desenvolve pesquisas em duas linhas, uma que se dedica aos estudos analíticos do texto e do discurso, outra que foca tanto o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, como língua materna, como a formação do professor. Ambas as linhas têm como escopo uma visão enunciativa da linguagem e sociointeracional do ensino e aprendizagem.

Este simpósio reúne pesquisadores desse e de outros grupos de pesquisa que se interessam pela pesquisa a respeito de linguagem, ensino etc.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.