• #

ASPECTOS SOCIOCOGNITIVOS E METACOGNITIVOS DA LEITURA E DA ESCRITA

Ementa
Estudo de processos sociocognitivos relacionados aquisio da linguagem e ao aprendizado e desenvolvimento da leitura e da escrita. Reflexo sobre a articulao entre as abordagens cognitivas da leitura e da escrita e as pesquisas sobre letramento. Elaborao de didticas para o ensino de Lngua Portuguesa com base na construo sociocognitiva do significado relacionada ao trato com textos orais e escritos.

Referncias
BOTELHO, P. F. Textos factuais e problematizantes em livros didticos de Histria: leitura e metacognio. Dissertao de Mestrado em Lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 125 p., 2010.
CHARTIER, A-M. Prticas de leitura e escrita. Belo Horizonte: CEALE; Autntica, 2007.
DEHAENE, S. Os neurnios da leitura: como a cincia explica a nossa capacidade de ler. Traduo Leonor Scliar-Cabral. So Paulo: Editora Penso, 2012.
DELLISOLA, R. L. P. Leitura: inferncias e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato, 230 p., 2001.
FERRARI, L. Introduo lingustica cognitiva. So Paulo: Contexto, 2011.
FREIRE, Paulo. A importncia do ato de ler: trs artigos que se completam. So Paulo: Cortez, 1987.
FULGNCIO, L.; Liberato, Y. Como facilitar a leitura. So Paulo: Contexto, 99 p., 1992. ______. Uma viso scio-cognitiva da avaliao em textos escolares. Educao e Sociedade. Campinas, v. 27, n. 97, p.1181-1203, 2006.
______.. Integrao conceptual, formao de conceitos e aprendizado. Revista Brasileira de Educao, v. 16 n. 44, p. 247-263, 2010. Gerhardt, A. F. L. M.; Albuquerque, C.; Silva, I. A cognio situada e o conhecimento prvio em leitura e ensino. Cincias & Cognio, 14 (2), pp. 74-91, 2009.
KATO, M. O aprendizado da leitura. So Paulo: Martins Fontes, 121p., 1983.
KLEIMAN, ngela. Oficina de leitura: teoria e prtica. Campinas: Pontes, 1992.
______. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas; Pontes, 1995.
______. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prtica social da escrita. Campinas, S.P.: Mercado de Letras, 1995.
LEFFA, V. J. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolingustica. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto, 1996.
MAIA, Heber (Org.). Neuroeducao: a relao entre sade e educao. Rio de janeiro: WAK Editora, Coleo Neuroeducao- vol 1, 2011.
MAIA, Heber (Org.). Neurocincias e desenvolvimento cognitivo. Rio de Janeiro: WAK Editora, Coleo Neuroeducao vol 2, 2011.
MENEGASSI, R. J. Compreenso e interpretao no processo de leitura: noes bsicas ao professor. Revista UNIMAR, 17, 1, p. 85-94, 1995.
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Introduo Psociolingustica. So Paulo: tica, 1991.
TOMASELLO, M. As origens culturais da aquisio do conhecimento humano. So Paulo: Martins Fones, 2003.
VIGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagem. So Paulo: Martins Fontes, 1991.
Recomendar esta pgina via e-mail: