• #

Objetivos

A capacitao de docentes em nvel de mestrado profissionalo, por meio do Profletras, tem como objetivos: o aumento da qualidade do ensino dos alunos do nvel fundamental, com vistas a efetivar a desejada curva ascendente quanto proficincia desses alunos no que se refere s habilidades de leitura e de escrita; o declnio das atuais taxas de evaso dos alunos durante o ensino fundamental; o multiletramento exigido no mundo globalizado com a presena da internet; o desenvolvimento de pedagogias que efetivem a proficincia em letramentos compatvel aos nove anos cursados durante o ensino fundamental.

O Profletras busca tambm concretizar os seguintes objetivos: qualificar os mestrandos/docentes para o desenvolver mltiplas competncias comunicativas dos alunos em ambiente online e offline;

instrumentalizar os mestrandos/professores do ensino fundamental de maneira que eles passem a bem conduzir classes heterogneas, seja do ponto de vista de nveis de competncias lingusticas dos alunos, seja no que tange aos quadros de desenvolvimento atpicos que os alunos apresentem;

indicar os meios adequados para trabalhar diferentes gneros discursivos e tipos textuais nas prticas de ensino e da aprendizagem da escrita, da leitura e da produo textual em suportes digitais e no digitais;

salientar as funes referenciais e metacognitivas das lnguas de forma que os docentes saibam trabalhar peas textuais com traos literais e no literais, distinguindo-as, assim, os planos denotativo e conotativo da linguagem e dos textos;

aprofundar os conhecimentos dos docentes no que se refere aos diversos subsistemas fonolgico, morfolgico, sinttico e semntico-pragmtico da linguagem;

instrumentalizar os docentes de ensino fundamental com objetivo de elaborar material didtico inovador que lance mo, quando conveniente e relevante, de recursos tecnolgicos modernos disposio.Com esses objetivos e considerando as mltiplas tendncias terico-metodolgicas e uma perspectiva fortemente transdisciplinar, o Profletras busca formar professores de lngua portuguesa voltados para a inovao na sala de aula, ao mesmo tempo que, de forma crtica e responsvel, possam refletir acerca de questes relevantes sobre diferentes usos da linguagem presentes contemporaneamente na sociedade. Esse professor precisar responder aos desafios educacionais do Brasil contemporneo, considerando princpios fundamentais da construo de uma educao lingustica que vise a prticas sociais mediadas pela linguagem.Seleo e vagas:

Para atender formao bsica e especfica, o Profletras institui um processo de seleo baseado em prova escrita, com a finalidade de avaliar as habilidades de leitura e escrita. Essa etapa de responsabilidade do conselho gestor, cujas atribuies incluem a escolha dos docentes aptos a cursar o Profletras face ao desempenho considerado adequado. O processo seletivo, previsto em edital, d-se atravs do Exame Nacional de Acesso ao Profletras, conduzido pela UFRN por meio da COMPERVE, cujas inscries e resultados so efetivados atravs do site www.comperve.ufrn.br. Carga horria e disciplinas:

O Profletras prev o cumprimento de 480 horas, incluindo-se as 60 horas institucionalizadas para o trabalho de concluso de curso, em um prazo de dois anos. Entre as disciplinas, cinco so obrigatrias e trs optativas, estas ltimas escolhidas em um conjunto de 12. Para integralizar o curso, o aluno dever cursar, no mnimo, 32 crditos. Entre as disciplinas, o mestrando dever cursar, obrigatoriamente, duas Disciplinas de Fundamentao, que sero ofertadas no primeiro semestre do curso. Para as disciplinas de fundamentao, obrigatrias e optativas h coordenaes nacionais responsveis por encaminhar a discusso sobre como sero trabalhadas as disciplinas, com objetivo de garantir uniformidade tanto em relao ao contedo quanto em relao a aspectos metodolgicos.
Recomendar esta pgina via e-mail: